4 hábitos de um socorrista de sucesso. Será que são os seus também?
4 hábitos de um socorrista de sucesso. Será que são os seus também?
Hábitos são ações que repetimos com frequência, conscientemente ou não, como lavar as mãos ou comer um doce depois do almoço. É um comportamento aprendido, bom ou ruim, que mantemos de forma automática, sem pensar nele. É impossível viver sem hábitos. Eles facilitam nosso dia a dia e liberam nossa mente para que possamos aprender coisas novas. Imagine se você tivesse de pensar na coordenação dos pés nos pedais do freio, acelerador e embreagem o tempo todo. Aquela sensação (terrível) de motorista inexperiente toda vez que fosse dirigir. Exatamente por isso, não se faz necessário condená-los.
Hábitos sadios irão refletir não apenas em sua vida pessoal, mas também profissional e te auxiliarão a ter mais sucesso em sua carreira. Entender a relevância de criar bons hábitos é fácil, mas colocar tudo em prática é um grande desafio para a maioria das pessoas.
Mas quais são os hábitos de um Socorrista de sucesso? Será que você já os possui? Confira nesse post.
1. Estudar
Dedicar tempo aos estudos com certeza é o hábito mais fundamental para se obter sucesso em sua carreira (não apenas como Socorrista). Quanto maior a capacitação, mais preparado você estará. Uma bom desempenho educacional oferece o conhecimento técnico fundamental para enfrentar grandes desafios, com dinamismo e mais conhecimentos para dialogar com colegas da área.
Vale ressaltar que os estudos promovem a humanização do tratamento, além da troca de experiências e compartilhamento de bagagem profissional. Os serviços de um Socorrista são valiosos, a experiência aliada a uma boa formação irá orientar a correta leitura e o atendimento a vítima, aumentando consideravelmente as chances de sucesso do seu atendimento.
Além da promoção da saúde, investir em educação é uma atitude fundamental para alavancar a carreira. É um caminho importante para ter destaque e visibilidade profissional dentro do ambiente de trabalho.
2. Estabelecer pequenos objetivos
Este hábito não é exclusivo para Socorristas, mas para qualquer pessoa que precise e almeje traçar um objetivo seja ele, profissional, intelectual ou pessoal. Para formar bons hábitos é preciso disciplina e determinação. Valem aquelas velhas máximas de “um dia após o outro” e “um passo de cada vez”.
Se você tentar mudar tudo de uma vez só, é bem possível que se fruste. Comece com simplicidade! Selecione bons hábitos que sejam mais fáceis de serem implantados no início. Gradativamente, você pode aumentar a dificuldade e alcançar objetivos maiores.
É impossível correr uma maratona no seu primeiro dia de treino, por exemplo. Seu instrutor irá falar para você começar com dez minutos e quando perceber que ficou fácil demais, irá aumentar o tempo do exercício.
Quando se der conta você já vai estar correndo longas distâncias.
3. Buscar por inspirações
Uma ótima maneira de adquirir e manter bons hábitos é buscar por referências. Podem ser mentores ou profissionais que você admira, em relação a hábitos específicos. Eles são a prova viva de que com disciplina, os bons resultados chegam.
Se você admira o seu superior por ele ser muito produtivo, por exemplo, pergunte quais são os hábitos que o ajudam nisso. Ele pode te dizer que sempre faz as tarefas que exigem maior nível de atenção no início da manhã.
Isso não quer dizer que você vai precisar fazer exatamente igual, mas irá te mostrar a importância de entender em qual período do dia você é mais produtivo. Esse hábito certamente faz parte do dia dia de um Socorrista de sucesso!
4. Ser firme nas suas escolhas
De nada adiantaria cultivar todos esses hábitos para atingir o tão sonhado êxito profissional se você não os torná-los constantes. Ter a prática de ser firme em sua escolhas te auxiliará em não desistir quando os dias não forem tão agradáveis assim (e serão muitos). Como qualquer outro hábito, a firmeza deve ser praticada cotidianamente por meio dos pequenos objetivos dos quais falamos acima.
Para isso é necessário ser resiliente em meio as dificuldades e pratica-lá assim como se pratica um esporte. Se você tiver certeza de suas convicções, escolhas e ações conseguirá enfrentar todas as intempéries que cruzarem o seu caminho com mais facilidade e será consideravelmente menos abalado por elas.
E aí, será que esses hábitos são seus também? Nos conte!