SAMU – Santa Catarina
O serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) oferece oportunidades para profissionais com diferentes níveis de escolaridade, inclusive ensino médio e técnico. O ingresso se dá através de concurso público. Saiba como trabalhar no Samu e confira os processos seletivos abertos para 2022.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) SC
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que foi implantado pela Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretarias Municipais, tem por missão regular atendimentos de urgência e emergência em todo o Estado.
Também é responsável pelas transferências inter-hospitalares USAs, USBs e aeronaves distribuídas por todo estado. Nas Unidades de Suporte Básico, a equipe é composta por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem, enquanto, nas Unidades de Suporte Avançado, a equipe é composta por um médico, enfermeiro e um condutor-socorrista.
Ao todo, em Santa Catarina, são 23 USAs, 98 USBs e 4 aeronaves.
Visão, valores e missão
Hoje, o SAMU SC possui como missão a prestação de atendimento pré-hospitalar de urgência com excelência à toda a população do Estado, bem como atender o paciente de forma ágil e eficiente, com profissionais capacitados e recursos tecnológicos adequados, além de ser reconhecido como referência neste tipo de procedimento, atendendo 100% das solicitações no menor tempo-resposta possível – com a garantia do acesso do paciente à Unidade de Saúde mais adequada.
Missão
Prestar o atendimento pré-hospitalar de urgência com excelência a população de Santa Catarina, além de realizar a coordenação, a regulação e a supervisão médica, direta ou à distância, de todos os atendimentos.
Visão
Atender o paciente de forma ágil e eficiente, com profissionais capacitados e recursos tecnológicos adequados, cumprindo 100% das solicitações no menor tempo-resposta possível, com a finalidade de ser referência neste tipo de procedimento.
Valores
Garantir o acesso do paciente à Unidade de Saúde mais adequada e proporcionar o melhor atendimento pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas quanto em situações clínicas, prestando sempre os cuidados médicos apropriados ao estado de saúde do cidadão.
Como o SAMU (SC) funciona?
Após ligar o 192, o cidadão é atendido por um Técnico Auxiliar de Regulação Médico, conhecido como TARM, que direciona o caso para um médico regulador, que, após verificar a urgência do procedimento, acionará um rádio operador, o qual ativará a ambulância mais próxima ou adequada e dependendo da gravidade da situação, definindo se irá utilizada uma USA ou uma USB.
Quando há o código vermelho, no qual o risco de morte é iminente, o objetivo é atingir cerca de 1 minuto e 30 segundos – do atendimento do Rádio Operador até a ambulância.
As equipes que compõem o SAMU (SC)
Equipe da central de regulação:
- Médicos reguladores;
- Técnicos auxiliares de regulação médica;
- Controladores de Frota e Radioperadores.
Equipes das Unidades de Tratamento Intensivo Móvel (UTIM)
- Médico;
- Enfermeiro;
- Motorista-socorrista.
Equipes das Unidades Móveis de Suporte Básico
- Técnico de Enfermagem;
- Motorista-socorrista.
Equipe do Helicóptero de Suporte Avançado Arcanjo I
- Médico (SAMU);
- Enfermeiro (SAMU);
- Piloto (Corpo de Bombeiros);
- Operador de Vôo (Corpo de Bombeiros).
UNIDADES DE SUPORTE MÓVEIS:
- Unidade de Suporte Básico (USB):
Cada Unidade Móvel de Suporte Básico, além de material de consumo, como medicamentos, conta com: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.
- Unidade de Suporte Avançado (USA):
Já a USA conta com, além do material de consumo, uma incubadora para transporte de recém-nascido, um aspirador cirúrgico para ambulância, um respirador a volume, um monitor multiparâmetro, um oxímetro digital e bomba de infusão para seringas, bem como todo o material para imobilização e medicamentos de cuidados intensivos.
CCP (Central de Comunicação e Planejamento)
Inaugurado efetivamente no dia 1º de agosto de 2018, a Central de Comunicação e Planejamento (CCP) possui como principal objetivo divulgar com total transparência a marca SAMU pelo Estado de Santa Catarina e expressar como o Serviço Catarinense é referência nacional, com uma rotina exemplar de salvamentos e atendimentos pré-hospitalares de excelência.
Atualmente, a equipe corresponde a um designer gráfico, um assessor de comunicação e uma enfermeira/coordenadora. O SAMU/SC pode ser acompanhado pelo site http://samu.saude.sc.gov.br, pelo Twitter @SAMUSC, pelo Facebook @SAMUSC e pelo Instagram @SAMUSC.
Como ingressar no SAMU (SC)?
O Processo seletivo
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da SPDM/PAIS, ser prorrogado uma vez por igual período.
Os cargos, as vagas, as vagas para pessoas com deficiência, a carga horária semanal, os salários, os requisitos/escolaridade exigidos são os estabelecidos a partir do Edital em questão.
Para estar a par das requisições necessárias, esteja atento aos documentos publicados pelo SAMU (SC).
O candidato aprovado e contratado deverá prestar serviços com carga horária conforme especificado na Tabela I, e para o candidato que optar por um cargo que tiver carga horária 12h, 30h e 36h (12x36h) semanais terá que ter disponibilidade em atuar no período diurno ou noturno a ser definido posteriormente, na contratação pela SPDM/PAIS, visando atender as necessidades do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU).
Além do salário mensal descrito para o cargo, será oferecido vale alimentação, vale refeição e benefícios previstos em Lei/Convenção Coletiva de cada cargo.
O empregado será avaliado no período de 90 dias, conforme artigo único 445 da CLT.
Inscrições
As inscrições geralmente são realizadas, via internet no site www.spdmpais.org.br.
O candidato será responsável por qualquer erro e omissão, bem como pelas informações prestadas na ficha de inscrição. O candidato que não satisfizer a todas as condições estabelecidas neste Edital não será admitido.
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de se inscrever neste Processo Seletivo, desde que os cargos pretendidos sejam compatíveis com a deficiência que possuem, conforme estabelece o Artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal, Lei nº 7853 de 1989, regulamentada pelo Decreto Federal nº 3.298 de 20/12/1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296 de 02/12/2004.
Não serão considerados como pessoas com deficiência os distúrbios de acuidade visual e/ou auditiva passíveis de correção.
Provas objetivas
As provas objetivas constarão de questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, terão uma única resposta correta.
Não será enviado, via correio, cartão de convocação para as provas. A data, o horário e o local da realização das provas objetivas serão disponibilizados conforme o Edital de ingresso.
Os eventuais erros de digitação de nome, número de documento de identidade, sexo e data de nascimento, deverão ser corrigidos somente no dia das respectivas provas, com o fiscal de sala.
O candidato que não solicitar a correção dos dados deverá arcar exclusivamente com as consequências advindas de sua omissão.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova, constante do Edital de Convocação, com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do fechamento dos portões, munido de:
A) Comprovante de inscrição;
B) Original de um dos documentos de identidade a seguir: Cédula de Identidade (RG), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certificado Militar ou Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei nº 9.503/97) ou Passaporte;
C) Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2 e borracha macia.
Somente será admitido na sala de prova o candidato que apresentar um dos documentos discriminados anteriormente, desde que permita, com clareza, a sua identificação.
Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido comunicando-se com outro candidato ou com terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação.
As provas objetivas:
– Tem duração de 03 horas;
– Cada questão vale 1,0 ponto. A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 30 (trinta) pontos.
– Será considerado classificado na Prova Objetiva o candidato que obtiver no mínimo 50 % dos pontos, ou seja, nota 15;
O candidato não classificado na Prova Objetiva será eliminado do Processo Seletivo.
Os títulos
A avaliação de títulos de caráter apenas classificatório para todos os cargos. O envio dos documentos relativos à Avaliação de Títulos não é obrigatório.
O candidato que não enviar os documentos, não terá a pontuação solicitada, mas também não será eliminado do Processo Seletivo. A Avaliação de Títulos terá caráter classificatório.
Todos os documentos referentes à Avaliação de Títulos deverão ser apresentados em cópias autenticadas em cartório, cuja autenticidade será objeto de comprovação mediante apresentação de original e outros procedimentos julgados necessários, caso o candidato venha a ser aprovado.
É de exclusiva responsabilidade do candidato o envio e comprovação dos documentos de Títulos. A pontuação da documentação de Títulos se limita ao valor máximo de 10 (dez) pontos.
Classificação final dos candidatos
Serão considerados habilitados os candidatos que forem aprovados em todas as fases do Processo Seletivo. A Nota Final do candidato será composta pela soma dos pontos da Prova Objetiva, acrescidos dos pontos obtidos na Avaliação de Títulos.
Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da Nota Final. Para efeito de desempate entre os candidatos que se apresentam em igualdade da pontuação, será aplicado o critério abaixo:
A) Lei do Idoso (Lei 10.741/2003), com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;
B) Obtiver maior número de acertos na prova de conhecimentos específicos, quando houver;
C) Obtiver maior nota na prova de Português;
D) Obtiver maior nota na prova de Matemática, quando houver;
E) Tiver mais idade.
Serão elaboradas duas listas de classificação, uma Geral com a relação de todos os candidatos, inclusive as pessoas com deficiência, e uma Especial com a relação apenas das pessoas com deficiência.
Recursos
Será admitido recurso quanto ao Gabarito e Títulos. Os recursos deverão ser enviados via Correio, pelo serviço de SEDEX. Apenas serão analisados os recursos recebidos fisicamente, recebidos pelo serviço de SEDEX.
O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado com citação da bibliografia. Os recursos interpostos fora do respectivo prazo não serão aceitos, sendo considerada, para tanto, a data da postagem.
Depois de julgados todos os recursos apresentados, será publicado o resultado final do Processo Seletivo, com as alterações ocorridas.
Não serão apreciados os Recursos que forem apresentados:
A) Em desacordo com as especificações contidas em Edital;
B) Fora do prazo estabelecido;
C) Sem fundamentação lógica e consistente;
D) Com argumentação idêntica a outros recursos;
E) Contra terceiros;
F) Cujo teor desrespeite a banca examinadora.
A banca examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
Contratação
A contratação obedecerá rigorosamente a ordem de classificação dos candidatos aprovados, observada a necessidade da SPDM/PAIS.
A convocação para contratação será realizada através do site da SPDM/PAIS e telegrama, para o endereço que foi informado no ato da inscrição.
O candidato que não comparecer na data aprazada para a realização do processo admissional (exame admissional e entrega de documentos) estará eliminado do Processo Seletivo.
Os candidatos, no ato da contratação, deverão apresentar os seguintes requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira na forma da Lei;
- Ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;
- No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;
- Ser eleitor, estar quite com a Justiça Eleitoral;
- Possuir os requisitos/escolaridade exigidos para o cargo;
- Comprovar a regularidade com o órgão de classe competente.
Os candidatos no ato da contratação deverão apresentar os seguintes documentos ORIGINAIS para contratação:
- Carteira de Trabalho;
- 02 fotos 3×4 coloridas, recentes e iguais;
- Certidão de Antecedentes Criminais (enquanto não sair a Certidão original, apresentar o protocolo);
- Cédula ORIGINAL do Registro do Conselho Regional ou Federal, quando for o caso.
- RG, CPF, PIS / PASEP, Título de Eleitor e comprovante de última votação (Favor colocar essas cópias na mesma folha), e PIS (CASO NÃO POSSUA O CARTÃO, RETIRAR O EXTRATO DE FGTS NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL);
- DIPLOMA ou Certificado do Curso;
- Certificado de Reservista;
- Certidão de Nascimento / Casamento ou Averbação de Desquite;
- Certidão de Nascimento de filhos menores de 21 anos;
- 2 cópias da Carteira de Vacinação Pessoal (REGULARIZADA);
- Carteira de Vacinação de filhos até 5 anos (Apresentar carteira atualizada conforme calendário oficial do Ministério da Saúde. As vacinas obrigatórias e seus respectivos atestados são gratuitos na rede pública dos serviços de saúde);
- Comprovante de matrícula Escolar de filhos de até 14 anos;
- Cédula do Registro no Conselho Regional ou Federal;
- Comprovante de Pagamento da Anuidade do Conselho (ano vigente) ou Declaração de Quitação;
- Comprovante de Pagamento da Contribuição Sindical (Apresentar cópia da Guia de Recolhimento do ano vigente, ou cópia da CTPS atualizada);
- 02 cópias de Comprovantes de Residência Nominal e com CEP (preferencialmente telefone ou energia);
- 02 cópias da CTPS (frente e verso, contratos de trabalho e contribuição sindical);
Demais requisitos devem ser consultados no Edital de ingresso em questão.
Disposições finais
Serão publicados no site www.spdmpais.org.br os editais na íntegra.
A inexatidão das afirmativas e/ou irregularidades dos documentos apresentados, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial na ocasião da contratação, acarretarão a nulidade da contratação e desqualificação do candidato, com todas as suas decorrências, sem prejuízo de medidas de ordem administrativa, civil e criminal.
Decorridos 90 (noventa) dias após a publicação final dos resultados no site, e não se caracterizando qualquer impedimento, serão incineradas as provas e demais registros escritos, mantendo-se, porém, pelo prazo de validade do Processo Seletivo, os registros.
Como adquirir títulos pra pontuação no SAMU?
Em um mercado concorrido, muitos almejam adquirir títulos para o ingresso no SAMU para ascender em sua colocação. Algumas regiões optam pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), para contratação temporária onde não há prova de concurso, mas sim uma seleção de currículos seguido de uma avaliação de títulos.
Isto é, além de um currículo de acordo com os pré-requisitos, é essencial um somatório de títulos significantes para uma boa classificação para seleção.
Seleção e classificação no SAMU
Editais são criados de acordo com as necessidades de cada município, podendo ter diferentes etapas e até mesmo critérios. Mas de modo geral, editais de seleção do SAMU e outros concursos possuem o seguinte padrão:
- Inscrição e apresentação dos documentos conforme requisitos;
- Seleção: onde são escolhidos os currículos mais adequados que serão classificados e as maiores pontuações;
- Classificação da pontuação de títulos do maior para o menor (quanto maior a pontuação, melhor classificado).
O que são títulos? Quais cursos contam pontos?
Títulos são qualificações profissionais, geralmente em forma de cursos, especializações, treinamentos ou experiência profissional comprovada. Cada título possui uma pontuação de acordo com o Edital específico, podendo o mesmo valer mais ou menos em cada edital.
São alguns dos títulos reconhecidos:
Por exemplo, no caso de profissionais de Enfermagem já formados, com diploma e registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem, existem alguns títulos que dão pontos de acordo com o peso atribuído pela equipe seletora. Mas abaixo veremos um exemplo de um edital para comparação de pontuação.
Especialização:
- Com certificado válido pelo MEC ou equivalência comprovada pelo menos 10 anos na mesma especialidade;
- Emergência, trauma e terapia intensiva contam mais pontos.
Cursos
- ACLS, PHTLS, PALS, ATLS contam uma pontuação individual, podendo ser somado cada curso, agregando um valor mais alto;
- BLS (Basic Life Support);
- Curso de urgências com mais de 40h/aula contam pontos;
- Curso de pós graduação em outras áreas contam pontos também;
- Tempo de trabalho no SAMU ou atendimento pré-hospitalar em serviço público – pontos por cada ano de serviço;
- Tempo de trabalho em UTI móvel privada – menos pontos que SAMU;
- Atividade de gestão na área na área de urgência/emergência;
- Atividade técnica em urgência/emergência hospitalar.
Qual a importância de cursos intensivos?
Como podemos ver, ter apenas um curso como o PHTLS é de demasiada relevância para desempate em seleções, mas ter vários cursos intensivos que contam pontos separados (PHTLS, ATLS, ACLS, PALS e BLS), em conjunto acaba tendo um grande peso, podendo te colocar muito a frente de outros concorrentes.
Além disso, mesmo cursos não listados separadamente são avaliados na grade curricular, então cursos como o AMLS, FAST e ATCN também acabam pesando na hora da seleção.
A experiência agregada por esses cursos é grande o suficiente para eles terem pontuações individuais, e mais do que isso, eles são intensivos que podem ser realizados geralmente 2 dias, podendo ser uma forma rápida de somar mais pontos.
Estar sempre à frente em processos seletivos é a melhor forma de conseguir uma boa posição no mercado de trabalho concorrido.