Compartilhe

Primeiros socorros em afogamento

Afogamentos

Afogamento é quando acontece a asfixia por água, a água entra no pulmão podendo provocar a morte. O afogamento no Brasil é um grande causador das mortes ente adultos e crianças, os afogamentos geralmente acontece em momentos de lazer entre amigos e familiares por diversos fatores:

  • Não saber nadar ou falta de agilidade.
  • Não conhecer o local.
  • Cansaço.
  • Traumatismo (bater a cabeça durante o mergulho).
  • Alcoolismo.
  • Ser arrastado pela correnteza.
  • Em crianças geralmente descuido.

Grandes números de afogamentos acontecem com quem sabe nadar, pois quem sabe nadar tem tendência a se arriscar em locais mais profundos, porém o cansaço e câimbras podem fazer com que a pessoa se afogue e outros fatores como desconhecer os riscos, desconhecer limites pessoais, e não saber como agir.

Quando uma pessoa está se afogando ela entra em desespero e tende a lutar para respirar e acaba tentando respirar dentro da água e aspirando muito líquido para o pulmão impossibilitado a de respirar. Se a pessoa que está afogando não tiver os socorros pré-hospitalares adequados a morte ocorre em alguns minutos.

Primeiros socorros em afogamentos

Primeiramente o socorrista aquático tem que ter experiência na área, para que não se torne uma segunda vítima, em casos de afogamentos o atendimento pré-hospitalar é diferenciado pois é necessário que o atendimento comece dentro da água.

Os afogamentos em ser denominados clinicamente em afogamento primário e secundário:

Afogamento primário é quando a pessoa sabe ou não nadar e perde o controle da situação por exemplo sentir câimbras ou ser levado pela correnteza da água.

Afogamento secundária geralmente acontece com o consumo de álcool, a pessoa alcoolizada pode desenvolver uma convulsão, mergulhar em lugar raso e ter traumatismo craniano.

Como proceder? ligue imediatamente ou peça para que outra pessoa ligue para o Samu ou corpo de bombeiro. O salvamento deve começar no local do afogamento para aumentar a chance de sobreviver da vítima. O socorrista aquático deve analisar o ambiente e observar se não há ricos para ele ou para a vítima, após ter tirado a vítima da água, é necessário manter a vítima aquecida e tirar suas roupas molhadas para que não cause hipotermia. Se a vítima estiver desacordada inicia a respiração boca a boca, e se a pessoa não apresentar pulsação inicie imediatamente a massagem cardíaca.

Prevenções

O afogamento não acontece por acaso, e a melhor forma de tratamento, é a prevenção. Para não se afogar não basta apenas saber nadar, tem que conhecer os riscos e seus limites.

  • Evite de nadar em locais desconhecido, pois a água esconde vários perigos, pedras, profundidade, correnteza da água;
  • Não consuma bebidas alcoólicas antes de entrar na água;
  • Jamais deixe uma criança sozinha em locais que tenha água por perto, até mesmo baldes e banheiras, são suficientes para uma criança se afogar. Em locais com muita água sempre use boias e colete salva vidas e nunca tire a atenção da criança;
  • Se você não sabe nadar ou tenha conhecimento em salvamentos aquáticos, jamais tente salvar outra pessoa, pois a pessoas que está afogando pode afogar o socorrista, deixe esse trabalho para pessoas capacitadas que tenha o devido conhecimento para não se tornar uma segunda vítima;
  • Jamais desafia as forças das águas não tente nadar contra a correnteza;
  • Não frente rios os córregos em dias chuvosos pois a correnteza da água pode ser tão forte que não dará tempo para sair da água.

E aí, ainda ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário com a sua pergunta que responderemos!


Compartilhe

Faça sua inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas?