Compartilhe

Primeiros socorros em casos de incêndios

Nesse texto aprenderemos como agir em uma situação de incêndio, e como prestar os primeiros socorros. Um incêndio pode acontecer de forma repentina, e os primeiros socorros a vítimas de incêndio deve ser rápido. Um incêndio é quando as chamas ou ocorrências de incêndios não controlados, que pode ser de extrema periculosidade para a saúde ou para a vida, e para estruturas. Vítimas de incêndio podem ter a saúde abalada ou a morte pela a inalação de gases e fumaça, quedas de estruturas, queimaduras graves.

Focos de incêndios em uma residência, prédio, local de trabalho, podem começar decorrente de vários motivos: vazamento de gás, descuido com pontas de cigarros, velas, falha na instalação elétrica, são diversos motivos para causar um incêndio, o fogo pode se espalhar rapidamente por toda área, é preciso manter a calma e agir rapidamente.

Precauções

Primeiramente a melhor coisa é a prevenção, sempre verificar se as instalações elétricas, instalações de gás, extintores estão de acordo com as normas de segurança, sempre mantenha produtos inflamáveis, produtos químicos, velas, isqueiros longe do alcance de crianças, sempre que sentir cheiro de gás em locais fechados tome todo cuidado possível não acendendo as luzes ou isqueiro pois uma pequena faísca pode provocar um incêndio, e abra as janelas e portas para que o gás possa sair, feche o registro do gás e peça para todos evadir o local, e ligue para o corpo de bombeiros se necessário, cuidado ao descartar pontas de cigarro sempre verifique se estão apagadas antes de descartar.

O que fazer em ocorrência de incêndio

O primeiro socorro em casos de incêndios imediatamente chame o corpo de bombeiros pelo número 193, se possivelmente cubra o rosto com uma das mãos para visualizar a saída, se tiver muita fumaça fique abaixado pois há mais oxigênio em baixo, e a temperatura é menor, e tente sair do local abaixado. A fumaça inalada é muito tóxica e é necessário que a vítima após sair do local use uma máscara de oxigênio para se recuperar.

Se o corpo da vítima tiver em chamar abafar o corpo dela com um cobertor, e ao retirar a vítima do local de incêndio deite a vítima no chão e a role. Se a vítima estiver com queimaduras, para qualquer tipo aplique água corrente fria da torneira por 20 minutos, caso não tenha água corrente fria, molhe alguns lençóis e dentre de 2 minutos alterne o lençol úmido para cada queimadura, e procure atendimento médico o mais rápido possível.

Não dê nada para a vítima comer ou beber, não passe pomadas, ou cremes sem orientação médica, não use gelo, remova todos os acessórios da vítima como: roupas, joias, bijuterias, pois as mesmas podem reter o calor e agravar a situação da vítima.

Em casos se a vítima estiver desmaiada

Se a vítima estiver desmaiada sem respirar, inicia a respiração boca a boca de forma correta.

  1. Deite a vítima de forma confortável e com a barriga para cima, apoie a cabeça da vítima sobre uma almofada, de forma em que o pescoço fique esticado para traz e o queixo para cima, verifique se há obstrução na boca da vítima se sim retire o objeto;
  2. Com os dedos tampe o nariz da vítima, e faça a respiração boca a boca jogando o ar dentro da boca da vítima, repetindo esse procedimento 20 vezes a cada 60 segundos, verifique se os sinais vitais da vítima respondem.
Se a vítima estiver desmaiada sem batimentos cardíacos é necessário realizar uma massagem cardíaca e respiração boca a boca.

Deite a vítima de forma confortável e com a barriga para cima, apoie a cabeça da vítima sobre uma almofada, de forma em que o pescoço fique esticado para traz e o queixo para cima. Estique os braços e apoie sua mão sobre a outra, coloque as palmas da mão no centro do tórax da vítima, se for adulto empurre suas mãos com força 2 compressões a cada 1 segundo, faça 30 seções de massagem cardíaca e inicie a respiração boca a boca.

Observação:

Se a vítima for uma criança ou bebê faça a massagem cardíaca com apenas as pontas dos dedos, para que não machuque a criança, proceda com 5 massagem cardíacas e assopre o ar na boca da criança levemente.

Nunca arrisque sua vida para salvar alguém de um incêndio, se não for um profissional qualificado. Empresas, locais de trabalho, escolas devem todas estar dentro das normas de segurança. Alguns locais devem possuir brigadas de incêndios devidamente preparados para os primeiros socorros em casos de incêndios, para evitar que pessoas comuns se arrisquem para salvar outras pessoas sem nenhum conhecido adequado.


Compartilhe

Faça sua inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas?