Compartilhe

SAMU – Noroeste do Paraná

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) oferece oportunidades para profissionais com diferentes níveis de escolaridade, inclusive ensino médio e técnico. O ingresso se dá através de concurso público. Saiba como trabalhar no Samu e confira os processos seletivos abertos para 2022. 

CIUENP (Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná)

O CIUENP é um consórcio público, constituído com base na Lei Nº 11.107/2005 cujo o objetivo de gerir todo o serviço referente ao SAMU. Criado em 20 de março de 2011, o CIUENP conta com a participação de 101 municípios, coordenando assim as Urgências e Emergências de 1.200.000 habitantes através da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do SAMU.

Lista de municípios que compõem o consórcio

O Ministério da Saúde lançou, em 2003, a Política Nacional de Urgência e Emergência com o intuito de estruturar e organizar a rede de urgência e emergência no país. Desde a publicação da portaria que instituiu essa política, o objetivo foi o de integrar a atenção às urgências. Hoje a atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel às Urgências), das Unidades de Pronto Atendimento, e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

Atendimento em Rede – A Rede de Atenção às Urgências e Emergências visa articular e integrar todos os equipamentos de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.

A Rede de Urgências é pensada de forma integrada e coloca à disposição da população serviços mais próximos de sua residência. Com as Centrais de Regulação do SAMU, o Ministério da Saúde trabalha na organização da estrutura disponível. Quando uma ambulância do programa é enviada para o atendimento, os profissionais de saúde já sabem para onde levarão o paciente. É o fim da peregrinação à procura de um leito, com a ambulância buscando onde deixar o paciente.

  • Regional Campo Mourão;
  • Regional Paranavaí;
  • Regional Umuarama; 
  • Regional Cianorte;
  • Regional Ivaiporã.

Como ingressar no SAMU: Disposições preliminares

Requisitos para nomeação

  1. Ser brasileiro, nos termos da Constituição Federal;
  2. Ter completado 18 (dezoito) anos;
  3. Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
  4. Ser julgado APTO física e mentalmente para o exercício do cargo, com inspeção médica oficial, determinada pelo CIEUNP;
  5. Possuir a escolaridade exigida e demais requisitos para o exercício do cargo;
  6. Declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Federal ou Municipal, para fins de verificação do acúmulo de cargos;
  7. A quitação com as obrigações eleitorais e militares;
  8. Não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo público;
  9. Ter bom procedimento, comprovado por certidão de antecedentes criminais, a ser expedida pelo Juízo da Comarca onde reside o futuro servidor;
  10. Gozar de boa saúde, comprovada através de inspeção médica;
  11. Declarar não estar aposentado em decorrência de cargo, função ou emprego público de acordo com o previsto no inciso XVI, XVII e parágrafo 10 do art. 37 da Constituição Federal, alterado pelas Emendas Constitucionais nº 19 e 20;
  12. Atender às demais exigências contidas no Estatuto do CIUENP;
  13. Atender às exigências contidas no Edital em questão;
  14. Apresentar a Certidão Negativa Criminal de que o candidato não sofreu condenação criminal, transitada nem julgado nos últimos 05 (cinco) anos;
  15. Não ter recebido a sanção de rescisão do contrato de trabalho por justa causa em outro emprego, cargo ou função pública de qualquer órgão da Administração Pública. 

Os documentos comprobatórios de atendimento aos requisitos acima citados serão exigidos, apenas dos candidatos convocados. Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos e sim os originais.

Inscrições

A inscrição no Concurso Público do CIUENP implica, desde logo, o conhecimento e a plena aceitação do candidato das condições estabelecidas no Edital de ingresso. 

Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá:

  1. Preencher o formulário de Solicitação de Inscrição declarando estar ciente das condições exigidas para admissão no cargo e submetendo-se às normas expressas no Edital de ingresso;
  2. Imprimir o boleto bancário gerado e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor estipulado na documentação até a data estabelecida no cronograma do Edital em questão.

Em hipótese alguma, após finalizado o preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição, será permitido ao candidato alterar o cargo para o qual se inscreveu. O candidato terá sua inscrição deferida mediante o pagamento correto do boleto bancário.

No caso de duas ou mais inscrições de um mesmo candidato será considerada a última inscrição realizada com data e horário mais recente, independente da data em que o pagamento tenha sido realizado. As demais inscrições serão canceladas automaticamente, não havendo ressarcimento do valor pago, ou transferência do valor pago para outro candidato ou ainda para inscrição realizada para outro cargo.

É de exclusiva responsabilidade do candidato a exatidão dos dados cadastrais informados no ato da inscrição. Demais requisições e penalidades se encontram descritas na seção do Edital de ingresso.

Inscrições para pessoa com deficiência (PCD)

Às pessoas com deficiência serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas destinadas a cada cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência.

A pessoa com deficiência participará do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, a avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação da prova e às notas mínimas exigidas de acordo com o previsto em documentação disponibilizada pelo CIUENP.

Para concorrer como Pessoa com Deficiência ou a condições especiais para realização da prova e da candidata lactante, o candidato deverá se submeter aos requisitos presentes nos Editais de ingresso.

Deferimento das inscrições

O edital de deferimento das inscrições será divulgado no endereço eletrônico http://concursos.alfaumuarama.edu.br/ em data a ser estabelecida pelo CIUENP disponível nos Anexos dos documentos dispostos para o ingresso.

No edital de deferimento das inscrições constará a listagem dos candidatos às vagas para ampla concorrência, às vagas para pessoa com deficiência e dos candidatos solicitantes de condições especiais para a realização da prova.

Quanto ao indeferimento de inscrição, caberá pedido de recurso sem efeito suspensivo, em formulário próprio, no período estabelecido nos documentos disponibilizados pelo CIUENP, tendo início as 08h até 23h59min da data final estipulada, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Fases do concurso

O Concurso Público constará das seguintes provas e fases:

Primeira etapa: Realização de prova escrita objetiva, aplicada a todos os candidatos, possuindo caráter eliminatório.

Segunda etapa: Prova de Títulos, de caráter apenas classificatório, para os cargos cuja escolaridade mínima seja o ensino superior completo, sendo eles: Advogado, Contador, Enfermeiro Intervencionista, Farmacêutico, Médico Intervencionista e Médico Regulador. Prova Prática, de caráter classificatório e eliminatório, para os cargos Técnico em Informática e Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM).

Terceira etapa: Consistirá em exame médico pré-admissional. Observação: A ausência do candidato em qualquer uma das etapas eliminatórias nas datas e horários estabelecidos em edital próprio desclassifica automaticamente o candidato.

Primeira Etapa: Prova objetiva 

A prova escrita será composta de 40 questões, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa (10 questões), Matemática (05 questões) e Conhecimentos específicos do cargo (25 questões). Cada uma com o peso individual de 2,5 pontos. 

Os conteúdos programáticos estão disponibilizados nos documentos oferecidos pelo CIUENP, observando-se a especificidade para cada cargo, estando disponível no site www.samunoroestepr.com.br

Condições de Realização da Prova objetiva

A prova objetiva será aplicada em data provável disponível nos Anexos dos documentos disponibilizados, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado também no endereço eletrônico www.samunoroestepr.com.br.

O horário de início da prova será o mesmo, ainda que realizada em diferentes locais. Havendo alteração da data prevista, a prova poderá ocorrer em sábados, domingos e feriados. Despesas provenientes da alteração de data serão de responsabilidade do candidato. Serão de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

O candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o fechamento do portão de acesso ao local de realização da prova, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e seu documento oficial de identificação com foto.

Serão considerados documentos de identidade as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, cédulas de identidade fornecidas por ordens e conselho de classe, que, por lei federal, valem como documento de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação com foto, nos termos da Lei nº 9.503, art. 159, de 23/09/97.

No caso de perda ou de roubo do documento de identificação, o candidato deverá apresentar certidão que ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias da data da realização da prova objetiva e, ainda, ser submetido à identificação especial, consistindo na coleta de impressão digital.

O CIUENP não aceitará como documentos de identidade protocolos de solicitação de documentos, certidões de nascimento e de casamento, títulos eleitorais, carteiras funcionais sem valor de identidade, Carteira de Habilitação sem foto, carteira de estudante, Carteiras de Agremiações Desportivas, fotocópias dos documentos de identidade, ainda que autenticadas, bem como documentos ilegíveis e/ou não identificáveis.

Não haverá uma segunda chamada para realização da prova objetiva, ficando o candidato ausente, por qualquer motivo, eliminado do Concurso Público.

Após a abertura do pacote de provas, o candidato não poderá consultar ou manusear qualquer material de estudo ou leitura.

O candidato poderá entregar sua Folha de Respostas e deixar definitivamente o local de realização da prova objetiva, levando consigo seu caderno de questões, somente após decorridos, no mínimo, 60 (sessenta) minutos do seu início, podendo levar consigo o Caderno de Questões, devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal da sala sua Folha de Respostas devidamente preenchida e assinada.

A prova objetiva tem em média a duração de 03 (três) horas, incluído o tempo de marcação na Folha de Respostas. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização da prova em razão do afastamento de algum candidato da sala de prova.

Cada questão da prova objetiva terá 5 (cinco) alternativas, sendo que cada questão terá apenas 1 (uma) alternativa correta, sendo atribuída pontuação 0 (zero) às questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis.

O candidato deverá obter 50 (cinquenta) pontos ou mais na prova objetiva para não ser eliminado do concurso público, além de não ser eliminado por outros critérios aqui já citados.

Demais exigência estão disponíveis em Edital disponibilizado na plataforma do CIUENP.

Divulgação do gabarito preliminar

O gabarito preliminar será divulgado em data provável, disponível nos documentos disponibilizados, no endereço eletrônico www.samunoroestepr.com.br.

Quanto ao gabarito preliminar divulgado caberá a interposição de recurso, devidamente fundamentado, nos termos do Edital.

Segunda Etapa: Prova de Títulos

Os candidatos aos cargos de:

– Advogado;

– Contador;

– Enfermeiro Intervencionista;

– Farmacêutico;

– Médico Intervencionista;

– Médico Regulador.

Deverão prestar prova de títulos que avaliará sua formação profissional e continuada. Somente serão candidatos classificados na prova de títulos, os candidatos classificados na prova escrita, ou seja, que obtiverem na prova escrita nota maior ou igual a 50 (cinquenta) pontos. 

A prova de títulos será realizada em data estabelecida no Cronograma disposto pelo CIEUNP, no mesmo local da prova escrita, em sala especial para este fim, em horário a ser publicado no edital de homologação das inscrições.

A apresentação dos títulos se dará por fotocópia simples acompanhada do original, ou fotocópia autenticada, não podendo apresentar rasuras, borrões, emendas ou entrelinhas.

Os títulos poderão ser apresentados à Comissão Organizadora de Concurso Público pessoalmente ou por terceiros, sem necessidade de procuração.

A prova de títulos avaliará a frequência e conclusão somente em cursos relacionados diretamente com a área afim e que sejam expedidos por instituição de ensino credenciada pelo MEC.

NÃO serão aceitas declarações, em hipótese alguma. Os certificados ou diplomas de conclusão de cursos de pós-graduação deverão ser expedidos por instituição oficial reconhecida e credenciada pelo MEC. A apresentação dos títulos se dará por fotocópia autenticada, não podendo apresentar rasuras, borrões, emendas ou entrelinhas. 

NÃO serão aceitas conclusões de módulos de pós-graduação, apenas certificados de conclusão de pós graduação ou diploma. Não serão aceitos certificados de outras graduações, curso de informática, línguas, oratória, cursos preparatórios para concursos e outros ministrados por entidades de cursos livres, monitorias, estágios remunerados ou não, nem tampouco títulos encaminhados fora do prazo estipulado.

Segunda Etapa: A prova prática

A prova prática será aplicada aos cargos de Técnico de Informática e Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM), em dia estabelecido no Cronograma estabelecido pela CIUENP, em horário e local a ser publicado em edital.

Somente serão considerados classificados na primeira etapa e convocados para as provas práticas os candidatos que obtiverem na prova escrita nota maior ou igual a 50 (cinquenta) pontos, desde que não ultrapasse o limite máximo estabelecido. Em caso de empate na nota da prova escrita na última colocação, serão convocados todos os empatados. Os demais candidatos serão considerados desclassificados do Concurso.

A prova prática valerá 100 (cem) pontos. Os critérios da prova prática para o cargo de TARM e Técnico em Informática serão dispostos no edital em que você pretende realizar.

Resultado final e classificação

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos. Para cargos que possuam apenas prova objetiva escrita, a Nota Final dos candidatos habilitados será igual à nota obtida na prova objetiva.

Para os cargos com prova objetiva escrita e prova prática serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a média aritmética ponderada, obtida entre a prova escrita e a prova prática, mediante a seguinte fórmula:

(nota da prova escrita) x 0,4 + (nota de prova prática) x 0,6 = Média de Classificação.

Para os cargos que possuem prova objetiva escrita e prova de títulos, a Nota Final será igual à soma das notas obtidas na prova objetiva escrita e na prova de títulos.

O candidato deverá obter 50 (cinquenta) pontos ou mais na média final para não ser eliminado do concurso público, além de não ser eliminado por outros critérios já aqui mencionados.

Na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

  1. Tiver maior idade, dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até a data de publicação do resultado e classificação deste concurso;
  2. Obtiver maior pontuação em Conhecimentos Específicos;
  3. Obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa;
  4. Obtiver maior pontuação em Matemática;
  5. Persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade;

O resultado final do Concurso Público será publicado por meio de duas listagens:

  1. Lista Geral: contendo a classificação de todos os candidatos habilitados inscritos como pessoa com deficiência, em ordem de classificação;
  2. Lista de pessoas com deficiência: contendo a classificação exclusiva dos candidatos habilitados inscritos como pessoa com deficiência, em ordem de classificação.

Eliminação

Poderá ser eliminado do Concurso Público o candidato que: 

– Não estiver presente na sala ou local de realização da prova no horário determinado para seu início;

– For surpreendido, durante a realização da prova, em comunicação com outro candidato, utilizando-se de material não autorizado ou praticando qualquer modalidade de fraude para obter aprovação própria ou de terceiros;

Demais exigências e requisições estarão disponíveis nos anexos dos documentos do CIUENP.

Recursos

Caberá interposição de recursos devidamente fundamentados à Faculdade de Tecnologia de Umuarama no prazo de 2 (dois) dias úteis da publicação das decisões dos recursos.

Resultados

O resultado final do Concurso Público, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pelo CIUENP e publicado em Diário Oficial e também no endereço eletrônico www.samunoroestepr.com.br em duas listas em ordem classificatória, com pontuação: Uma lista contendo a classificação de todos os candidatos, inclusive a dos candidatos com deficiência, e outra somente com a classificação dos candidatos com deficiência. 

Nomeação

O candidato aprovado no Concurso Público e convocado através de Edital terá 05 (cinco) dias úteis para se manifestar sobre a aceitação ou não do Emprego Público e sua apresentação deverá ocorrer no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, após o candidato ter se manifestado sobre a aceitação do Emprego Público.

Em suma

Os itens aqui descritos poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos. Por isso é importante se manter atento aos editais e documentos dos quais você pretende ingressar.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar as publicações de todos os comunicados e Editais referentes aos Concurso Público.

Demais exigências estarão todas contidas nos documentos disponibilizados pelo CIUENP.

Como adquirir títulos para pontuação no SAMU?

Em um mercado concorrido, muitos almejam adquirir títulos para o ingresso no SAMU para ascender em sua colocação. Algumas regiões optam pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), para contratação temporária onde não há prova de concurso, mas sim uma seleção de currículos seguido de uma avaliação de títulos.

Isto é, além de um currículo de acordo com os pré-requisitos, é essencial um somatório de títulos significantes para uma boa classificação para seleção. 

Seleção e classificação para o SAMU

Editais são criados de acordo com as necessidades de cada município, podendo ter diferentes etapas e até mesmo critérios. Mas de modo geral, editais de seleção do SAMU e outros concursos possuem o seguinte padrão:

  1. Inscrição e apresentação dos documentos conforme requisitos;
  2. Seleção: onde são escolhidos os currículos mais adequados que serão classificados e as maiores pontuações;
  3. Classificação da pontuação de títulos do maior para o menor (quanto maior a pontuação, melhor classificado).

O que são títulos? Quais cursos contam pontos?

Títulos são qualificações profissionais, geralmente em forma de cursos, especializações, treinamentos ou experiência profissional comprovada. Cada título possui uma pontuação de acordo com o Edital específico, podendo o mesmo valer mais ou menos em cada edital.  

São alguns dos títulos reconhecidos:

Por exemplo, no caso de profissionais de Enfermagem já formados, com diploma e registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem, existem alguns títulos que dão pontos de acordo com o peso atribuído pela equipe seletora. Mas abaixo veremos um exemplo de um edital para comparação de pontuação.

Especialização

  • Com certificado válido pelo MEC ou equivalência comprovada pelo menos 10 anos na mesma especialidade;
  • Emergência, trauma e terapia intensiva contam mais pontos.

Cursos

  • ACLS, PHTLS, PALS, ATLS contam uma pontuação individual, podendo ser somado cada curso, agregando um valor mais alto;
  • BLS (Basic Life Support);
  • Curso de urgências com mais de 40h/aula contam pontos;
  • Curso de pós graduação em outras áreas contam pontos também;
  • Tempo de trabalho no SAMU ou atendimento pré-hospitalar em serviço público – pontos por cada ano de serviço;
  • Tempo de trabalho em UTI móvel privada – menos pontos que SAMU;
  • Atividade de gestão na área na área de urgência/emergência;
  • Atividade técnica em urgência/emergência hospitalar. 

Qual a importância de cursos intensivos?

Como podemos ver, ter apenas um curso como o PHTLS é de demasiada relevância para desempate em seleções, mas ter vários cursos intensivos que contam pontos separados (PHTLS, ATLS, ACLS, PALS e BLS), em conjunto acaba tendo um grande peso, podendo te colocar muito a frente de outros concorrentes. 

Além disso, mesmo cursos não listados separadamente são avaliados na grade curricular, então cursos como o AMLS, FAST e ATCN também acabam pesando na hora da seleção.

A experiência agregada por esses cursos é grande o suficiente para eles terem pontuações individuais, e mais do que isso, eles são intensivos que podem ser realizados geralmente 2 dias, podendo ser uma forma rápida de somar mais pontos.

Estar sempre à frente em processos seletivos é a melhor forma de conseguir uma boa posição no mercado de trabalho concorrido.


Compartilhe

Faça sua inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas?