Compartilhe

Como realizar uma RCP: Conhecimentos que salvam vidas

Quem vê alguém sofrendo uma parada cardíaca pode ficar muito assustado e demorar para tomar uma atitude, mas, nesses casos, é importante agir rápido. Segundo a American Heart Association (Associação Americana do Coração), a chance de sobrevivência cai 10% a cada minuto sem socorro. Em contrapartida, o início imediato das manobras de ressuscitação pode dobrar ou até triplicar essa chance.

Por isso, saiba como fazer uma reanimação cardíaca e desfrutar de conhecimentos que podem efetivamente salvar vidas!

RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar)

  1. Peça ajuda sanitária de emergência;
  2. Coloque a vítima na posição de RCP, isto é, deitada de costas e sobre um plano rígido;
  3. Abra a via aérea. Revise e limpe a boca. Dê duas insuflações de ar profundas na boca da vítima;
  4. Comece a massagem cardíaca. Abra as roupas da vítima na altura do peito, apalpe o esterno e proteja o apêndice xifóide com dois dedos.

Posteriormente, coloque a parte posterior da sua mão direita um pouco acima dos dois dedos, sobre o esterno.

Acomode a outra mão em cima, estique os cotovelos e incline-se em direcção à vítima apoiando o peso do seu corpo sobre o esterno. Foi calculado que a pressão adequada a ser exercida sobre o tórax da vítima é a que pode exercer um adulto de aproximadamente 70 Kg. de peso, conseguindo que o esterno desça entre 3 e 4 cm.

Se o seu peso for superior ao citado, deverá apoiar-se mais ligeiramente sobre o tórax da vítima. No caso das crianças, o tórax deve ser comprimido com menos força, e em crianças menores de 7 anos, a compressão deve ser realizada com uma mão só.

Deve-se aplicar uma compressão a cada segundo, ou um pouco mais rápido, até completar 15 compressões. Seguidamente, dê novamente duas insuflações.

No caso de haver duas pessoas que conheçam estas manobras de RCP, uma delas deverá manter permeável a via aérea e fazer a respiração e a outra efectuará a massagem cardíaca. A frequência nesse caso será 1 sopro e 5 compressões.

A cada 4 ciclos completos de 2 sopros e 15 compressões, verifique o pulso de novo. Se o pulso voltar, suspenda a ressuscitação. Em caso negativo, continue até a assistência sanitária chegar.

O conjunto de técnicas de respiração artificial e massagem cardíaca denomina-se RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR ou RCP básica. É chamada de básica porque é a realizada por pessoal não sanitário. Quanto mais precocemente for iniciada a RCP básica, maiores probabilidades de sucesso e, sobretudo, de recuperação sem sequelas neurológicas.

Daí a importância de que o maior número de pessoas possível conheça estas técnicas de ressuscitação.

LEMBRE-SE:

  • Se houver dois Socorristas: 1 sopro e 5 compressões;
  • Se houver um Socorrista: 2 sopros e 15 compressões.

Compartilhe

Faça sua inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas?