Compartilhe

SAMU – Espírito Santo

O serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) oferece oportunidades para profissionais com diferentes níveis de escolaridade, inclusive ensino médio e técnico. O ingresso se dá através de concurso público. Saiba como trabalhar no Samu e confira os processos seletivos abertos para 2022.

O que é SAMU 192?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

O SAMU 192 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e atende a população dos 42 municípios que compõem a macrorregião, beneficiando 628.614 habitantes. A iniciativa de regionalização do SAMU resultará na redução acentuada de mortes na região.

Ao chamar o SAMU pelo 192, o cidadão é atendido por equipe treinada que orienta de acordo com a situação, enviando quando necessário unidade para o atendimento.

A equipe do SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, rádio operadores, técnicos auxiliares de regulação médica e área administrativa.

Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado – USA (UTI Móvel). A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro.

Etapas do Processo Seletivo

Para fins de clareza e objetividade na interpretação do Edital em que o candidato pretende ingressar, o Processo Seletivo será composto por 06 (seis) etapas, sendo elas a inscrição e avaliação de currículo, prova teórica, comprovação de documentos e entrevista de análise de perfil, prova prática (novamente), avaliação psicológica e entrevista técnica. Contabilizando assim 6 etapas respectivamente.

A primeira etapa será composta por inscrição, esta valerá 10 (dez) pontos distribuídos de acordo com os critérios estabelecidos em Edital, já a segunda será composta por prova teórica com 10 questões (01 ponto para cada questão), está valerá 10 (dez) pontos. A terceira etapa consistirá em avaliação do perfil profissional do candidato para o cargo almejado e terá caráter eliminatório. A quarta etapa acontecerá por meio de prova prática, valendo 30 (trinta) pontos. A quinta etapa será de caráter complementar e a sexta valerá (50 pontos).

Cabe ressaltar que o candidato deverá obter desempenho de no mínimo 60% na 1ª, 2ª, 4ª e 6ª etapas consideradas de caráter eliminatório e classificatório.

Aos candidatos que obtiverem desempenho inferior ao estabelecido em quaisquer etapas e/ou não comparecerem, serão automaticamente desclassificados do Processo Seletivo.

O candidato que se enquadrar em Pessoa com Deficiência (PCD) deverá sinalizar na ficha de inscrição, assim como qual limitação, para a Comissão Permanente de Processo Seletivo realize as adaptações necessárias no ambiente em que ocorrerão as etapas presenciais.

Todas as etapas terão registro audiovisual, para tanto, o candidato deverá sinalizar a autorização do direito de imagem e áudio que constará na ficha de inscrição.

1ª Etapa: Inscrição e avaliação do currículo

O candidato deverá preencher eletronicamente a ficha de inscrição no endereço eletrônico http://www.emescamvirtual.edu.br/samu192/home.asp , sendo obrigatório preencher todos os campos disponíveis e anexar os documentos solicitados na página de inscrição.

Após finalizado o preenchimento de dados, o candidato receberá um número de inscrição gerado pelo sistema, este estará disponível apenas na página de inscrição, logo, deverá ser anotado.

Os documentos a serem anexados pelo candidato comporão a etapa de avaliação de currículo. Para maior clareza e objetividade do Processo Seletivo estará disposto em Edital a descrição da experiência, cursos de capacitação, local de atuação profissional e especialização/residência na área solicitados.

Cursos de capacitação

Serão considerados os seguintes cursos: Curso de APH carga horária mínima de 200 horas (Não serão aceitos cursos online e somatório de cursos com carga horária menor).

Pontuação Suporte Básico de Vida (BLS) promovido pela Associação Norte Americana de Cardiologia AHA – 1,0 ponto.

2ª Etapa: Prova teórica

A segunda etapa consistirá na aplicação de prova teórica previamente elaborada com 10 (dez) questões de múltipla escolha, a data, o local e horário serão definidos e comunicados posteriormente. O candidato deverá portar caneta de cor azul ou preta de material transparente, a duração da prova será de 60 minutos.

3ª Etapa: Comprovaçaõ de documentos e Entrevista de análise de perfil

A terceira etapa consistirá na comprovação de documentos e a realização de entrevista de análise de perfil realizada pelo setor de psicologia, a data, o local e horário serão definidos e comunicados posteriormente.

4ª Etapa: Prova prática

A prova prática irá variar de acordo com o cargo que o candidato se inscrever. No caso do profissional condutor socorrista, por exemplo, será avaliado na seguinte ordem:

  1. Prova prática de APH;
  2. Prova de trânsito dividida em duas etapas.

5ª Etapa: Avaliação psicológica

A quinta etapa consistirá na realização da avaliação psicológica, a data, o local e horário serão definidos e comunicados posteriormente.

6ª Etapa: Entrevista técnica – arguição

A sexta etapa consistirá na realização de entrevista técnica por meio da arguição do candidato(a), a data, o local e horário serão definidos e comunicados posteriormente.

7ª Etapa: Admissão

A convocação será feita de acordo com a necessidade e conveniência do serviço. Os candidatos serão contatados por e-mail, telefone, sendo necessário que o candidato mantenha atualizados os dados de cadastro.

Considerações

A Comissão Permanente de Processos Seletivos SAMU 192 poderá lançar mão de referências profissionais do candidato, sendo este, responsável pelas informações fornecidas durante todas as etapas do Processo Seletivo.

Quanto ao resultado das etapas, serão divulgadas as listas de aprovados no site www.santacasavitoria.org/samu-192, sendo que os candidatos serão identificados através do número de inscrição.

O candidato só poderá adentrar aos locais de avaliação devidamente identificados e dentro do horário previsto, portanto, não será permitido adentrar nos locais de avaliação sem documento oficial com foto, assim como não será permitido a entrada de acompanhantes. O ingresso pode variar de acordo com a vaga escolhida pelo candidato, assim como, o Edital (geralmente específico para cada atribuição

Como adquirir títulos para pontuação no SAMU?

Em um mercado concorrido, muitos almejam adquirir títulos para o ingresso no SAMU para ascender em sua colocação. Algumas regiões optam pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), para contratação temporária onde não há prova de concurso, mas sim uma seleção de currículos seguido de uma avaliação de títulos.

Isto é, além de um currículo de acordo com os pré-requisitos, é essencial um somatório de títulos significantes para uma boa classificação para seleção. 

Seleção e classificação para o SAMU

Editais são criados de acordo com as necessidades de cada município, podendo ter diferentes etapas e até mesmo critérios. Mas de modo geral, editais de seleção do SAMU e outros concursos possuem o seguinte padrão:

  1. Inscrição e apresentação dos documentos conforme requisitos;
  2. Seleção: onde são escolhidos os currículos mais adequados que serão classificados e as maiores pontuações;
  3. Classificação da pontuação de títulos do maior para o menor (quanto maior a pontuação, melhor classificado).

O que são títulos? Quais contam pontos?

Títulos são qualificações profissionais, geralmente em forma de cursos, especializações, treinamentos ou experiência profissional comprovada. Cada título possui uma pontuação de acordo com o Edital específico, podendo o mesmo valer mais ou menos em cada edital.  

São alguns dos títulos reconhecidos:

Por exemplo, no caso de profissionais de Enfermagem já formados, com diploma e registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem, existem alguns títulos que dão pontos de acordo com o peso atribuído pela equipe seletora.

Especialização:

  • Com certificado válido pelo MEC ou equivalência comprovada pelo menos 10 anos na mesma especialidade;
  • Emergência, trauma e terapia intensiva contam mais pontos.

Cursos:

  • ACLS, PHTLS, PALS, ATLS contam uma pontuação individual, podendo ser somado cada curso, agregando um valor mais alto;
  • BLS (Basic Life Support);
  • Curso de urgências com mais de 40h/aula contam pontos;
  • Curso de pós graduação em outras áreas contam pontos também;
  • Tempo de trabalho no SAMU ou atendimento pré-hospitalar em serviço público – pontos por cada ano de serviço;
  • Tempo de trabalho em UTI móvel privada – menos pontos que SAMU;
  • Atividade de gestão na área na área de urgência/emergência;
  • Atividade técnica em urgência/emergência hospitalar. 

Qual a importância de cursos intensivos?

Como podemos ver, ter apenas um curso como o PHTLS é de demasiada relevância para desempate em seleções, mas ter vários cursos intensivos que contam pontos separados (PHTLS, ATLS, ACLS, PALS e BLS), em conjunto acaba tendo um grande peso, podendo te colocar muito a frente de outros concorrentes. 

Além disso, mesmo cursos não listados separadamente são avaliados na grade curricular, então cursos como o AMLS, FAST e ATCN também acabam pesando na hora da seleção.

A experiência agregada por esses cursos é grande o suficiente para eles terem pontuações individuais, e mais do que isso, eles são intensivos que podem ser realizados geralmente 2 dias, podendo ser uma forma rápida de somar mais pontos.

Estar sempre à frente em processos seletivos é a melhor forma de conseguir uma boa posição no mercado de trabalho concorrido.


Compartilhe

Faça sua inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas?