Compartilhe

SAMU – Macrorregião do Triângulo do Norte de Minas Gerais

O serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) oferece oportunidades para profissionais com diferentes níveis de escolaridade, inclusive ensino médio e técnico. O ingresso se dá através de concurso público. Saiba como trabalhar no Samu e confira os processos seletivos abertos para 2022.

CISTRI (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte)

A implantação do SAMU 192 iniciou com a criação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte – CISTRI.

O protocolo de Intenções para constituição do CISTRI SAMU 192 foi assinado em outubro de 2013 por 27 municípios da Região Ampliada de Saúde Triângulo do Norte.

Lista de municípios que compõem o Consórcio

  • Abadia dos Dourados;
  • Araguari;
  • Araporã;
  • Cachoeira Dourada;
  • Campina Verde;
  • Canápolis;
  • Capinópolis;
  • Cascalho Rico;
  • Centralina;
  • Coromandel;
  • Douradoquara;
  • Estrela do Sul;
  • Grupiara;
  • Gurinhatã;
  • Indianópolis;
  • Ipiaçu;
  • Iraí de Minas;
  • Ituiutaba;
  • Monte Alegre de Minas;
  • Monte Carmelo;
  • Nova Ponte;
  • Patrocínio;
  • Prata;
  • Romaria;
  • Santa Vitória;
  • Tupaciguara.

O que é SAMU 192?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

O SAMU 192 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e atende a população dos 42 municípios que compõem a macrorregião, beneficiando 628.614 habitantes. A iniciativa de regionalização do SAMU resultará na redução acentuada de mortes na região.

Ao chamar o SAMU pelo 192, o cidadão é atendido por equipe treinada que orienta de acordo com a situação, enviando quando necessário unidade para o atendimento.

A equipe do SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, rádio operadores, técnicos auxiliares de regulação médica e área administrativa.

Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado – USA (UTI Móvel). A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro.

Como ingressar no CISTRI?

O ingresso no CISTRI (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte) se dá através de um Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Disposições gerais

O CISTRI será responsável pela realização do Edital referente ao Processo Seletivo Simplificado e disponibilizará todas as informações no site www.cistri.saude.mg.gov.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos, retificações e comunicados referentes ao Processo Seletivo Simplificado.

Divulgação

Os resultados parciais e final, as convocações e demais avisos, bem como todos os atos oficiais relativos ao Processo Seletivo Simplificado serão divulgados por afixação no Quadro de Comunicação na sede do CISTRI, situada na Av. dos Eucaliptos, nº 800, bairro Jardim Patrícia, Uberlândia – MG, CEP: 38.414-123 e no site www.cistri.saude.mg.gov.br .

Inscrições

A inscrição aos empregos públicos é de inteira responsabilidade do candidato que deverá estar ciente de todas as informações sobre o Processo Seletivo Simplificado e certificar-se de que preencherá todos os requisitos exigidos neste Edital e quando da contratação.

As inscrições são gratuitas e, para a participação no Processo Seletivo Simplificado, o candidato deverá atender a alguns procedimentos que estarão listados em Edital.

Vagas destinadas às pessoas com deficiência – PCD

Para fins de vaga destinadas à PCD, considera-se pessoa com deficiência aquela que se enquadra nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal nº. 9.508/2018 combinado com o enunciado da Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça – STJ, assim definidas:

  • Deficiência física;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência visual;
  • Deficiência mental;
  • Deficiência múltipla.

O candidato, ao informar a condição de PCD no preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, deverá informar também se existe a necessidade de adaptação em alguma etapa do Processo Seletivo Simplificado.

Etapas do Processo Seletivo Simplificado

Etapa única de análise curricular de pontuação por formação, atualização, aperfeiçoamento e experiência profissional, comprovados para todos os empregos públicos, de caráter classificatório, uma vez garantido o atendimento aos requisitos necessários para a inscrição.

Análise Curricular

Para os empregos públicos descritos dos empregos públicos, da distribuição das Vagas e do Cadastro Reserva – CR, de acordo com a inscrição realizada, os candidatos deverão apresentar os documentos que comprovem sua qualificação, sendo exigido aos mesmos, para o desempenho de suas atividades, escolaridade mínima, demais requisitos profissionais previstos em Edital e aptidão legal para o desempenho das funções descritas nas atribuições dos empregados públicos.

Resultado preliminar da etapa de análise curricular

O resultado preliminar da etapa de Análise Curricular será divulgado via internet, no site www.cistri.saude.mg.gov.br e também por afixação no Quadro de Avisos na sede do CISTRI, situada na Av. dos Eucaliptos, nº 800, bairro Jardim Patrícia, Uberlândia – MG, CEP: 38.414-123, não sendo, portanto, informado via telefone.

Resultado final da etapa de análise curricular e do Processo Seletivo Simplificado

O resultado final da etapa de Análise Curricular será divulgado, via internet, no site ww.cistri.saude.mg.gov.br e também por afixação no Quadro de Avisos na sede do CISTRI, com a lista dos nomes candidatos aprovados, assim considerando o atendimento aos requisitos básicos para cada emprego público conforme exposto em Edital, e classificado, considerando os pontos obtidos na Análise Curricular, não sendo, portanto, informado via telefone e e-mail.

Classificação dos candidatos e dos critérios de desempate

Será eliminado do Processo Seletivo Simplificado o candidato que não comprovar a escolaridade mínima exigida para o emprego público e demais requisitos profissionais necessários para a sua atuação.

Ocorrendo empate quanto ao número de pontos obtidos para fins de classificação, terá preferência o candidato que tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma do disposto no parágrafo único do art. 27 da Lei Federal nº. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso).

Recursos

O candidato poderá interpor recurso contra os resultados do certame, no prazo de 03 (três dias) úteis. Demais requisições estarão dispostas no Edital de ingresso.

Homologação

O Processo Seletivo Simplificado terá seu resultado final homologado pelo Presidente do CISTRI e será publicado, via internet, no site www.cistri.saude.mg.gov.br e também por afixação no Quadro de Avisos na sede do CISTRI, com a lista dos nomes dos candidatos aprovados e classificados em ordem decrescente de pontos obtidos, por base/município e por emprego público.

Convocação para contratação

A convocação respeitará a ordem de classificação e o número de vagas existentes ou que vierem a existir, durante o período de validade do Processo Seletivo Simplificado.

Os candidatos classificados, até o número de vagas abertas, serão convocados obedecendo à ordem decrescente de classificação.

Prova prática

O Treinamento Básico Introdutório (TBI) – avaliação teórico/prática será aplicado pelo Núcleo de Educação permanente – NEP do CISTRI aos candidatos aos empregos públicos, classificados na etapa de Análise Curricular, mediante o surgimento de vaga para a base a qual escolheu em sua inscrição.

Como adquirir títulos para pontuação no SAMU

Em um mercado concorrido, muitos almejam adquirir títulos para o ingresso no SAMU para ascender em sua colocação. Algumas regiões optam pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), para contratação temporária onde não há prova de concurso, mas sim uma seleção de currículos seguido de uma avaliação de títulos.

Isto é, além de um currículo de acordo com os pré-requisitos, é essencial um somatório de títulos significantes para uma boa classificação para seleção. 

Seleção e classificação para o SAMU

Editais são criados de acordo com as necessidades de cada município, podendo ter diferentes etapas e até mesmo critérios. Mas de modo geral, editais de seleção do SAMU e outros concursos possuem o seguinte padrão:

  1. Inscrição e apresentação dos documentos conforme requisitos;
  2. Seleção: onde são escolhidos os currículos mais adequados que serão classificados e as maiores pontuações;
  3. Classificação da pontuação de títulos do maior para o menor (quanto maior a pontuação, melhor classificado).

O que são títulos? Quais cursos contam pontos?

Títulos são qualificações profissionais, geralmente em forma de cursos, especializações, treinamentos ou experiência profissional comprovada. Cada título possui uma pontuação de acordo com o Edital específico, podendo o mesmo valer mais ou menos em cada edital.  

São alguns dos títulos reconhecidos:

Por exemplo, no caso de profissionais de Enfermagem já formados, com diploma e registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem, existem alguns títulos que dão pontos de acordo com o peso atribuído pela equipe seletora. Mas abaixo veremos um exemplo de um edital para comparação de pontuação.

Especialização

  • Com certificado válido pelo MEC ou equivalência comprovada pelo menos 10 anos na mesma especialidade;
  • Emergência, trauma e terapia intensiva contam mais pontos.

Cursos

  • ACLS, PHTLS, PALS, ATLS contam uma pontuação individual, podendo ser somado cada curso, agregando um valor mais alto;
  • BLS (Basic Life Support);
  • Curso de urgências com mais de 40h/aula contam pontos;
  • Curso de pós graduação em outras áreas contam pontos também;
  • Tempo de trabalho no SAMU ou atendimento pré-hospitalar em serviço público – pontos por cada ano de serviço;
  • Tempo de trabalho em UTI móvel privada – menos pontos que SAMU;
  • Atividade de gestão na área na área de urgência/emergência;
  • Atividade técnica em urgência/emergência hospitalar. 

Qual a importância de cursos intensivos?

Como podemos ver, ter apenas um curso como o PHTLS é de demasiada relevância para desempate em seleções, mas ter vários cursos intensivos que contam pontos separados (PHTLS, ATLS, ACLS, PALS e BLS), em conjunto acaba tendo um grande peso, podendo te colocar muito à frente de outros concorrentes. 

Além disso, mesmo cursos não listados separadamente são avaliados na grade curricular, então cursos como o AMLS, FAST e ATCN também acabam pesando na hora da seleção.

A experiência agregada por esses cursos é grande o suficiente para eles terem pontuações individuais, e mais do que isso, eles são intensivos que podem ser realizados geralmente 2 dias, podendo ser uma forma rápida de somar mais pontos.

Estar sempre à frente em processos seletivos é a melhor forma de conseguir uma boa posição no mercado de trabalho concorrido.


Compartilhe

Faça sua inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas?